
Com cerca de 15 quesitos, a prova de química do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicada neste domingo (12), de acordo com análise do professor da disciplina, Josinaldo Lins, "foi surpreendente ao trabalhar alguns contextos e conteúdos que há muito tempo não eram abordados". Ainda segundo o docente, estiveram presente nas questões da prova os temas: propriedades de compostos orgânicos, química orgânica, fisico-química, soluções e equilíbrio químico.
Josinaldo Lins salienta que a avaliação se apresentou equilibrada, ou seja, conteudista e interpretativa. "Foi uma prova exigente no padrão que o Inep já vem trazendo ao longo dos anos. Comparando com a edição anterior, esta prova foi mais tranquila. Ela trouxe temáticas do dia-a-dia do aluno, com aquele contexto e não com conceitos soltos", aponta.
Ao Vai Cair No Enem, o professor de química observa que conteúdos como eletroquímica
hidrólise salina e termoquímica não foram contemplados nesta edição do Enem. Outra surpresa, na perspectiva do docente, foi a presença de uma questão abordando gases. "Gases, Equação de Clapeyron não é um tema recorrente. Caiu em 2012 e no ano passado, na aplicação do Enem PPL", comentou.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES