Inep divulga cartilha de redação do Enem 2024

Prova está prevista para 3 de novembro
Redação - Inep/Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta-feira (2), o documento A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante. O material traz informações sobre a prova dissertativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, a cartilha conta com redações comentadas que receberam a nota máxima, ou seja, 1.000 pontos no Enem 2023. A avaliação dissertativa é sempre aplicada no primeiro dia do certame, que neste ano está prevista para 3 de novembro. Na ocasião, os participantes também responderão a questões de Linguagens, línfua estrangeira e Ciências Humanas.

Como a redação é avaliada?

Na redação do Enem, cada avaliador atribuirá uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Logo, são dois avaliadores para cada texto. A nota final do candidato é resultado da média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos corretores. 

O participante recebe nota zero em caso de uga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES