
Neste domingo (9), estudantes realizaram o primeiro dia de provas da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, os candidatos responderam questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma Redação. Na análise dos professores Dino Rangel, José Carlos Mardock e Antonio Júnior, a avaliação de Ciências Humanas, que contempla as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia, exigiu do participante conhecimento mais técnicos dos conteúdos abordados na avaliação.
"Nesta edição, percebe-se que o aluno teria que construir um conhecimento bem mais amplo (...) Essa prova exigia do aluno uma reflexão maior, não só sobre o conteúdo, mas, acima de tudo, a relação que o aluno teria ao lembrar do conteúdo e refletir sobre a questão", salienta Mardock.
Para os docentes, a prova trouxe de maneira equilibrada temáticas de história e geografia. No entanto, questões de filosofia e sociologia, comparada a edições anteriores, apareceram em menor número no exame. Diferente da primeira aplicação, realizada nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, em que "temas mais sensíveis ao governo" não deveriam fazer parte do Enem, nesta edição não houve polêmica, de acordo com os docentes.
"Houve uma habilidade do governo ao trazer temas esquecidos. Por exemplo, teve uma questão sobre Equador, Curdos, África. Eles trouxeram temas que eram esquecidos, temas de minorias, temas ambientais. Fortaleceram o aspecto econômico principal do Brasil: agropecuária”, analisa Dino Rangel.
Professor das disciplinas de filosofia e sociologia, Antônio Junior aponta a redução das questões no Enem. Em sua análise, a prova trouxe, de forma velada, o marxismo. "Trabalho Marx sem citar Marx", diz. "O que eu tenho percebido, na verdade, é uma diminuição. Teve anos que o exame trouxe 15 questões de filosofia e sociologia. Nessa prova, a gente conta seis, sete no máximo. Lógico que tem algumas que se confundem com geografia, com história. Mas, no viés de filosofia e sociologia, eu diria que sete ou oito no máximo", afirma Antônio Junior.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES