
Escrito em 03/02/2025
A partir desta terça-feira (04), estudantes de todo o Brasil que buscam um acesso ao ensino superior poderão se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Ministério da Educação (MEC). Os beneficiados pelo programa, que está disponível para aqueles que desejam ingressar em instituições privadas, terão suas mensalidades pagas total ou parcialmente durante toda a graduação.
Com a proximidade da abertura do programa, algumas dúvidas ainda afligem vestibulandos. Pensando em auxiliar o estudante, o LeiaJá separou as principais informações e critérios que todos devem saber antes se inscreverem no FIES. Confira:
Inscrições
De acordo com o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, as inscrições para o fundo de financiamento são abertas duas vezes por ano, sempre antes do início das aulas nas faculdades. Os interessados devem se inscrever através do Portal do FIES.
O primeiro período de inscrições de 2025, que vai do dia 4 a 7 de fevereiro, assim como o segundo, aceitará apenas a candidatura de pessoas que já realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou maior que 450 pontos, e nota da redação maior ou igual a 400. Além disso, para dar entrada no FIES, o candidato deve apresentar uma renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Documentação
Após ser selecionado para participar do programa, o discente deve recorrer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade escolhida e apresentar a documentação pedida, bem como terá que comparecer ao banco que concederá o empréstimo, apresentando também os documentos específicos.
Financiamento
Segundo informações do Gov.Br, o fundo pode financiar semestralmente até R$ 52.805,66 para o curso de medicina, e até R$ 42.983,70 para as demais graduações.
Quanto ao pagamento após a graduação, o portal afirma que o FIES respeitará a capacidade do estudante, estimando um prazo de 14 anos para a quitação do valor. O Gov reitera, ainda, que a taxa efetiva de juros do Fies será de juros zero.
FIES social
O FIES social, nova versão do FIES, possibilita 100% do financiamento educacional para alunos que possuam renda familiar per capta de meio salário mínimo, e sejam inscritos no Cadastro Único (CAD Único).
COMENTÁRIOS DOS LEITORES