Como escolher a graduação ideal para o seu perfil

Veja a opinião de especialistas sobre o assunto
- Freepik

A escolha de um curso superior nem sempre é fácil, pois esbarra em dilemas pessoais, tais como condição financeira, aptidão para a área, indecisão, entre outros. Para além dessas questões, é necessário o desejo de mudança e força para correr atrás dos próprios objetivos. E a escolha da graduação é um passo muito importante que precisa ser analisado com calma. Confira dicas para escolher bem a sua graduação

Quer conhecer mais sobre as carreiras mais buscadas? Confira o nosso Guia de Profissões!

Autoconhecimento é fundamental

Segundo a diretora de Recursos Humanos Vera Coelho, a escolha para uma graduação/profissão, deve estar atrelada ao autoconhecimento em si, para haver a superação dos obstáculos da vida, assim como seguir uma vida profissional de realizações sem amarras do que poderia ter acontecido se tivesse escolhido outra profissão.

Segundo a psicóloga Emanuela Freire, fazer a compatibilidade da profissão com o perfil pessoal é importante. “Orientamos que o aluno, quando for escolher sua profissão, ele perceba algumas questões das profissões que se encaixem no que quer para o futuro, assim como no seu trato de personalidade. Por exemplo, existe profissões que exigem mais proatividade, precisa ser mais dinâmico, então essas profissões precisa de alguém com esse perfil. Precisamos identificar o traço de personalidade", explica a especialista.

Pesquisas sobre a instituição fazem a diferença

Um outro ponto abordado por Vera é conhecer a instituição de ensino que deseja ingressar, pesquisar sobre o corpo docente, bem como a qualidade do curso ofertado, e se ele atente às perspectivas do mercado de trabalho.

Testes vocacionais podem ser a chave

Outra dica importante abordada por muitos profissionais da área é a realização dos chamados teste vocacionais, que permitem verificar o perfil de cada pessoa, assim analisando e comparando com a profissões que melhor se enquadrem na vida dos indivíduos.

O autoconhecimento pregado por Vera pode ser a direção correta para aqueles duvidosos do caminho a seguir. “Para escolha da profissão/graduação sempre digo que é necessário lançar um olhar de “mapa” e cenário, ou seja, um olhar interno e externo sobre as possibilidades. Olhar interno (mapa), que neste caso pede uma boa dose de autoconhecimento, é importante para identificar seus principais valores, âncoras de carreira, talentos e perfil de personalidade e comportamental. Para assim fazer uma escolha conectada com sua essência, e que te permita colocar seus talentos e valores em ação", explica.

O olhar ao cenário atual ou futuro do mercado de trabalho também pode ser uma saída correta para os indecisos. Qualificar-se por conta das demandas existente no mercado de trabalho pode ser um golpe de mestre, pois a procura por profissionais acarretará na contratação de mão de obra existente, e quando essa oferta é pouca, a chance de sucesso se atrela ao desenvolvimento profissional.

O último Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, constatou o favoritismo por algumas profissões. Segundo o levantamento, em pouco mais de dez anos, o número de pessoas na graduação quase dobrou.

O Censo também verificou a quantidade de alunos matriculados por curso. Em ordem decrescente, veja os cursos com maior número de alunos do Brasil:

  • Direito (813.454 alunos matriculados)
  • Administração (801.936 alunos matriculados)
  • Pedagogia (652.762 alunos matriculados)
  • Ciências Contábeis (353.597 alunos matriculados)
  • Engenharia Civil (317.153 alunos matriculados)
  • Enfermagem (249.527 alunos matriculados)

COMENTÁRIOS DOS LEITORES