Por Ellen Tavares
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa nos estudos e é comum que nessa reta final os estudantes fiquem mais tensos por conta da expectativa e anseios sob a prova. Para os participantes que irão realizar o exame neste domingo (3) e no próximo (10), a neuropsicóloga Natália Lima mostra a importância de praticar técnicas de relaxamento para aliviar a tensão para o Enem.
“As técnicas de relaxamento ajudam a regular o sistema nervoso, reduzindo a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Isso diminui a tensão física e emocional, o que permite que o estudante entre no estado ideal de calma e concentração para a prova. Além disso, ao praticar técnicas como respiração e visualização, o cérebro aprende a associar essas práticas com o estado de calma, facilitando o controle da ansiedade durante o Enem”, explica Natália Lima.
A neuropsicóloga também sugere cinco técnicas de relaxamento e ensina como realizá-las para ajudar os estudantes a aliviar a tensão pré-prova. Confira abaixo:
5 técnicas de relaxamento para aliviar a tensão para o Enem
1) Respiração Diafragmática
“Feche os olhos, inspire profundamente pelo nariz, sentindo o abdômen se expandir, e expire lentamente pela boca. Repetir isso algumas vezes ajuda a acalmar o sistema nervoso e a reduzir a tensão”, diz Natália.
2) Técnica de Visualização Positiva
“Reserve alguns minutos para fechar os olhos e visualizar o cenário ideal: a realização da prova com tranquilidade, focado e calmo. Imagine-se respondendo com clareza e confiança. Essa técnica é uma forma de auto sugestão positiva e ajuda a preparar a mente para o momento real”, afirma Lima.
3) Relaxamento Muscular Progressivo
“Essa técnica consiste em focar em uma palavra positiva, como “calma” ou “confiança,” e repetir mentalmente enquanto inspira e expira. Funciona como um gatilho para o estado de tranquilidade“, explica a neuropsicóloga.
4) Exercício de Ancoragem
“Essa técnica consiste em focar em uma palavra positiva, como ‘calma’ ou ‘confiança’, e repetir mentalmente enquanto inspira e expira. Funciona como um gatilho para o estado de tranquilidade”, relata Natália Lima.
5) Meditação Guiada ou Mindfulness
“A prática de mindfulness, por meio de meditações guiadas, ajuda a focar a atenção no momento presente e reduzir a ruminação e a ansiedade. Diversos aplicativos gratuitos podem ajudar a guiar o estudante nesse processo”, comenta a especialista.
Deu nervosismo durante a prova, o deve ser feito?
Sentir nervosismo durante a prova é normal, mas Natália Lima explica que o uso das técnicas de relaxamento fortalece a capacidade do vestibulando de “enfrentar o Enem com uma mentalidade mais positiva e focada, com menos distrações causadas pelo nervosismo”.
Ela sugere que se surgir o sentimento de nervosismo, desconforto ou ansiedade enquanto estiver realizado a prova, pode adotar algumas outras técnicas como:
Respirar profundamente
“A respiração profunda é a forma mais rápida de reduzir a tensão. Fechar os olhos por um instante, respirar profundamente e se concentrar na respiração pode ajudar a retomar o foco”, comenta Natália.
Alongar-se
“Dentro do possível, faça um leve alongamento dos ombros ou das mãos para liberar a tensão acumulada”, explica Lima.
Redirecionar o Pensamento
“Se o nervosismo começar a crescer, pratique a autossugestão, como ‘eu me preparei para isso, estou no controle.’ Essa técnica mental ajuda a quebrar o ciclo de pensamentos ansiosos”, conta a neuropsicóloga.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES