5 temas de redação sobre sustentabilidade para treinar ainda em setembro

Ao LeiaJá, a professora da disciplina, Evelyn Molinaro, fala sobre a temática
- Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Elaine Guimarães 

 

Com os casos das queimadas no Brasil, a preocupação global em torno das questões ambientais e de sustentabilidade voltaram a ser centro de discussões. A temática sustentável pode ser tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao Vai Cair No Enem, a professora da disciplina, Evelyn Molinaro, lista cinco temas sobre sustentabilidade para treinar ainda em setembro. Confira:

  1. Os impactos do consumo exagerado no meio ambiente;
  2. ⁠A poluição dos rios e mares brasileiros e suas implicações ambientais;
  3. ⁠Caminhos e desafios para mitigar as queimadas brasileiras;
  4. ⁠Os impactos das queimadas brasileiras para o meio ambiente e a sociedade;
  5. ⁠A importância dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente no atual cenário brasileiro.

Repertório para desenvolver os temas

À reportagem, a docente explica como o candidato pode construir um repertório e conseguir desenvolver o tema se maiores dificuldades. “Além de se precisar ficar atento às notícias atuais sobre o que está acontecendo com o meio ambiente – as queimadas e a sua relação com a poluição no estado do São Paulo, por exemplo -, há outros repertórios incríveis para se utilizar. Um deles é o livro ‘Ideias Para Adiar o Fim do Mundo’, de Ailton Krenak, o qual afirma que somos uma ‘humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô’. Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno”, pontua a professora.

Além disso, Evelyn Molinaro destaca a busca por dados. Ela também ressalta a importância da temática. “Esperamos que o Enem cobre meio ambiente há algum tempo. Pode ser que esse momento tenha chegado, já que estamos vivenciando tempos caóticos no que se refere à temática. O importante é sempre ficar atento às notícias, sejam elas em jornais televisivos ou virtuais”, finaliza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES