Enem: Confira 14 filmes para assistir no feriado de Natal

O Vai Cair No Enem separou uma lista com obras que contêm assuntos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio
Assistir a filmes é uma ótima forma de aproveitar o feriado natalino - Freepik

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve sua primeira aplicação realizada em novembro deste ano. Porém, uma segunda aplicação ocorrerá também nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. para ajudar os estudantes que vão fazer o Enem no próximo mês, assim com aqueles que devem realizar as provas no final de 2022, o Vai Cair No Enem trouxe uma lista de filmes para maratonar no feriado de Natal. As obras retratam em seu enredo conteúdos abordados na prova, assim como servem de repertório para a redação.

História Do Brasil

1) Olga (2004): Vamos iniciar a lista com uma obra brasileira. Olga retrata a história de uma militante comunista alemã que recebe a missão de proteger o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. A estratégia adotada por Olga é fingir que ambos são um casal até acabarem se apaixonando. Em 1936, após o fracasso comunista, Olga e Carlos são presos. Grávida de sete meses, a comunista é deportada pelo Governo Vargas para Alemanha onde foi torturada e viveu os primeiros anos do nazismo. A história explora bem o início nazifascismo e a tensão entre os comunismo e capitalismo.

2)  Tropa de Elite 1 (2007) e Tropa de Elite 2 (2010): Outra obra brasileira e bastante famosa são os filmes Tropa de Elite. Neles, podemos acompanhar o capitão Nascimento, em primeiro momento treinando um substituto para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), e mostrando como o treinamento agressivo pode transformar pessoas boas em violentas ou corruptas e, em segundo momento, como secretário de inteligência fazendo o Bope crescer e acabando com o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. Em ambos os filmes podemos observar problemas políticos, sociais e violência urbana.

3) O que é isso, companheiro? (1997): Nessa obra, vemos o retrato do regime militar brasileiro. Baseado no livro homônimo do jornalista brasileiro Fernando Gabeira, a história retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por guerrilheiros que lutavam contra a ditadura no país. O filme, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998, mostra os acontecimentos desde o decreto do Ato Institucional 5 até o fim da luta armada no Brasil.

Escravidão e Aparthaid 

4) Amistad (1997): Entrando na temática da escravidão, temos essa obra estadunidense que retrata um grupo de negros sequestrados da África que consegue se libertar, após uma luta sangrenta e tomam o comando do navio negreiro “La Amistad”. Sem noções de navegação, ao invés de conseguir voltar para casa os africanos acabam chegando ao destino final original, os Estados Unidos. Lá são presos e julgados pelas mortes dos tripulantes do navio. O episódio, que foi baseado em fatos reais, mobilizou a corte Suprema Americana e ex-presidentes. O filme, que recebeu quatro indicações ao Oscar, traz também a luta judicial dos abolicionistas contra a escravidão nos Estados Unidos.

5) Invictus (2009): Ainda no continente africano, essa obra aborda um tema muito falado em salas de aula: o Apartheid. De forma inspiradora, o filme mostra um episódio marcante no governo do ex-presidente africano Nelson Mandela, que assumiu o mandato dois anos após o fim do apartheid. Mandela, por meio do esporte, consegue reunir toda a população por um único propósito: torcer pelo time de rugby do país. A ação deu tão certo, que rompeu barreiras sociais.

Racismo

6) Estrelas Além do Tempo (2016): Entrando na temática do racismo, temos essa obra cinematográfica que retrata três mulheres reais. Se tratam de três matemáticas e engenheiras negras da Nasa que fizeram a diferença dentro do órgão num período em que os Estados Unidos dividiam até os banheiros pela cor da pele. Katharine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson lideraram os primeiros passos do programa espacial dos EUA num ambiente dominado por homens brancos.


7) Tempos de Glória (1989): Baseado em fatos reais, acompanhamos a história de alguns soldados negros durante a Guerra Civil Americana. Na obra, vemos um regimento formado por negros e liderado por um branco. Na história, os soldados não só têm que lutar contra os confederados, mas contra o preconceito de seus superiores.


Nazismo

8)  A Lista de Schindler (1993): Nessa obra baseada em fatos históricos, acompanhamos o dono de uma fábrica e membro do Partido Nazista, Oskar Schidler, que salvou mais de mil judeus durante o nazismo. O empresário alemão contratava os judeus para trabalharem nas suas fábricas subornando os oficias nazistas. Gastou praticamente toda sua fortuna na ação. Hoje, existem milhares de descendentes dos conhecidos como “Judeus de Schindler “. O filme tem cenas fortes, mas trabalha bem a questão dos direitos humanos.

9) O Menino do Pijama Listrado (2008): Outra obra que trabalha bem as pautas do nazismo e direitos humanos. A história mostra de forma emocionante a amizade entre um menino judeu no campo de concentração e o filho de um oficial nazista.

Atualidades

10) Guerra ao Terror (2008): Essa obra estadunidense é um bom exemplo para estudar geopolítica. O nome do filme faz uma referência à propaganda política dos Estados Unidos, após o ataque do 11 de setembro. Na obra, é retratada uma das ações do governo de George Bush após o ocorrido, a ocupação do Iraque por tropas americanas. Durante o longa, acompanhamos um esquadrão antibombas americano que sofre diversos ataques de insurgentes que se opõem à ocupação dos Estados Unidos.

11) Milagre na Cela 7 (2019): Entrando na temática na convivência com pessoas com deficiência, esse filme retrata a história de um pai que possui deficiência mental e é acusado injustamente sendo preso. Ao chegar na cela, recebe ajuda de outros detentos para sair da prisão e voltar a cuidar da sua filha.

12) A Teoria de Tudo (2014): Nessa obra, conhecemos os feitos de um dos homens mais importantes dos últimos tempos, o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking. Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que limitou os movimentos do cientista até deixá-lo se comunicando apenas por uma máquina, vemos os seus feitos na ciência e sua pesquisa em explicar o buraco negro, o tornando uma das mentes mais brilhantes dos últimos tempos.

13) AmarElo - Tudo Para Mim é Ontem (2019): A temática dos movimentos culturais negros no Brasil não poderia ficar de fora. Por meio desse documentário, o rapper Emicida utiliza os bastidores do show no teatro municipal de São Paulo para resgatar a história e cultural dos provas afros no Brasil.

14) Contágio (2011): Por fim, não poderíamos deixar de fora o contexto pandêmico atual que estamos vivendo. Nessa obra, que é fictícia mas se assemelha bastante com o que estamos passando, vemos um vírus que teve origem em um morcego na China e se espalha pelo mundo obrigando todos a ficar de quarentena. No filme, conseguimos entender os processos que envolvem uma pandemia e como ela se alastra pelo mundo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES