Veja o passo a passo para fazer sua inscrição no Enem 2024

Interessados devem fazer seu cadastro até o dia 7 de junho
Interessados devem fazer seu cadastro até o dia 7 de junho - Foto: Reprodução Internet/Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta segunda-feira (27), as inscrições para os estudantes que desejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os interessados devem fazer seu cadastro até o dia 7 de junho pela internet. Para descobrir como fazer a inscrição, confira o passo a passo abaixo:

Passo a passo para se inscrever no Enem 2023

Para iniciar o processo, o estudante deve acessar a Página do Participante e fazer seu login pela conta gov.br. É por esse cadastro que suas informações estarão salvas e disponíveis para consulta. Não tem acesso à plataforma gov.br ou não lembra sua senha? Confira na matéria do Vai Cair no Enem com os detalhes para fazer o login no gov.br e conseguir realizar o acesso na Página do Participante do Enem.

Após entrar no site, clique no botão “Inscrição” e selecione a figura solicitada pelo desafio para continuar. Em seguida, é o momento de se identificar: o candidato deve informar seu CPF e sua data de nascimento para prosseguir. Neste momento, o robô da página deve mencionar seu nome completo junto com outros dados pessoais, o aluno deve confirmar se as informações estão corretas.

No próximo bloco, o sistema pede pelo nome do pai, que pode ou não ser declarado. Caso o estudante prefira por não declarar, basta selecionar o botão “Não quero declarar”. Em seguida, é preciso informar mais dados pessoas, como o sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Em outra página também é necessário informar seu endereço, como CEP, número e complemento.

O Inep oferece recurso de acessibilidade para para quem tem deficiência ou precisa de condições especiais para fazer a prova do Enem. Por isso, o sistema vai questionar o aluno se há necessidade de algum recurso de acessibilidade para os dias de prova. Caso não seja necessário, selecione “não preciso”. Caso seja, coloque “preciso”.

Para este bloco, o aluno deve identificar qual a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado. Ao especificar a condição, o sistema irá listar os recursos possíveis para a condição especificada pelo aluno. O participante deve selecionar qual recurso deseja e, na próxima página, anexar um documento que comprove a condição anunciada.

É importante destacar que o espaço de acessibilidade é voltada apenas mediante comprovação por documentos da deficiência, transtorno funcional ou outras condições específicas. Caso alguma informação esteja equivocada ou diferente do informado, o jovem pode ser eliminado do Exame.

Em seguida está o espaço para nome social, pois o Instituto realiza o tratamento exclusivo pelo nome social para participantes travestis, transexuais e transgêneros. Esta parte conta apenas com nomes cadastrado na Base da Receita Federal do Brasil.

Caso você precise do tratamento mas não aparece e opção, é possível prosseguir com a inscrição e atualizar essa informação na Receita Federal para alterar na Página do Participante. É importante que isso aconteça ainda dentro do período de inscrição para o Enem, ou seja, até o dia 7 de junho.

Ao prosseguir, o aluno será direcionado para escolha da sua língua estrangeira: inglês ou espanhol. Selecione a desejada e clique em “próximo”. Logo depois, há perguntas sobre a sua escolaridade, tipo de ensino e ano de conclusão. Responda os espaços e siga para escolha do estado e município que deseja fazer sua prova do Enem.

Ao fim do município de prova, entramos no questionário socioeconômico do Governo Federal, que conta com 23 perguntas que serão utilizadas para criação de estudos e novas políticas educacionais no país. Depois de responder todo o questionário, será preciso informar dados de contato como telefone fico, celular e e-mail.

Nos momentos finais, basta selecionar uma foto do seu rosto para personalizar o site e confirme os dados enviados. Após estar tudo certo, basta clicar em “enviar inscrição”. Pronto! Agora é só esperar pelo boleto de pagamento da taxa de inscrição, que é no valor de R$ 85,00.

Procedimento para o Rio Grande do Sul

Por causa da situação de calamidade no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas e enchentes que assolam o estado, o Inep irá abrir um calendário diferenciado de inscrição para participantes gaúchos. Assim, quem é do Rio Grande do Sul pode escolher se inscrever agora ou em um outro momento, que será anunciado pelo Ministério da Educação. Moradores do estado também podem contar com isenção total da taxa de inscrição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES