Inep aciona Polícia Federal para investigar site falso que imita Página do Participante do Enem

O endereço eletrônico é usado para aplicar golpes
Site falso - Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar o site falso que imita a Página do Participante, canal oficial para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Por meio de nota enviada ao Vai Cair No Enem, o Inep salienta que no endereço oficial para as candidaturas, o pagamento da taxa é feito por boleto do Banco do Brasil. A taxa é disponibilizada "ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br". Ainda segundo o comunicado, a Página do Participante "está funcionando normalmente sem registros de interferência".

No site falso, o candidato é levado a fornecer de imediato o número do CPF, ou seja, sem a necessidade de realizar o login do gov.br. O endereço eletrônico usa as mesmas cores, fonte e assistente virtual “Nanda” como recurso. De acordo com a nota do Inep, nesse site, o candidato é direcionamento a uma plataforma de pagamentos via pix ou cartões para aplicação de golpes.

Confira a diferença entre o site falso e a Página do Participante:

site falso

Site falso

página do participante

Página do Participante

Inscrição no Enem 2024

Para realizar as candidaturas, os estudantes precisam acessar a Página do Participante, com o login da plataforma Gov.br, até 7 de junho. O mesmo prazo é válido para o pagamento da taxa, no valor de R$ 85, para quem não conseguiu a isenção.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia da avaliação, os participantes responderão questões de Linguagens, língua estrangeira e Ciências Humanas, além de uma redação. Já no segundo dia, os candidatos terão questões de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e matemática.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES