Dia dos professores: conheça educadores que fizeram história

A categoria conta com nomes importantes e que marcam a Educação brasileira
- Foto: Freepik

Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia dos Professores. A escolha da data remete ao aniversário de Joaquim Marques de Souza, um dos pioneiros da educação no país, que desempenhou um papel fundamental na implementação do ensino primário.

Além das celebrações, o Dia dos Professores também serve como um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados por esses profissionais dentro e fora da sala de aula. Questões como a valorização salarial, a falta de recursos e as condições de trabalho ainda são temas recorrentes nas pautas desses profissionais da Educação.

Em comemoração à data, o Vai Cair No Enem lista os professores que fizeram história. Confira:

Joaquim Marques de Souza – Considerado o “pai da educação primária” no Brasil, foi um dos primeiros a lutar pela institucionalização do ensino.

 

Paulo Freire
Paulo Freire. (Foto:  Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Freire – Conhecido mundialmente por suas ideias sobre a educação popular e a pedagogia crítica, Freire é autor de “Pedagogia do Oprimido”, uma obra fundamental para a educação.

 

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro. (Foto: Acervo Fundação Darcy Ribeiro)

Darcy Ribeiro – Antropólogo e educador, foi um grande defensor da educação indígena e da valorização da diversidade cultural no Brasil. Criou a Universidade de Brasília (UnB).

 

Anysio Teixeira
Anísio Teixeira. (Foto: Creative Commons)

Anísio Teixeira – Educador e filósofo, defensor da educação pública e da escola como espaço de liberdade e criatividade. Foi um dos responsáveis pela criação da Escola Parque no Rio de Janeiro.

 

Célia Maria de Oliveira – Educadora que destacou a importância da educação inclusiva e dos direitos das crianças, especialmente no contexto da educação especial.

Débora Seabra – Primeira professora com Síndrome de Down brasileira, educadora e especialista em educação inclusiva, reconhecida por seu trabalho em prol da diversidade nas salas de aula. Ela se dedicou a promover práticas que respeitem e valorizem as individualidades de cada aluno, especialmente aqueles com deficiência.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES