A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) solicitou aos governos estaduais e do Distrito Federal, prefeituras, secretarias de educação e transporte municipais passe-livre para os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
No ofício enviado, a entidade estudantil salienta a importância da ação. “O Enem é a principal porta de entrada para os jovens brasileiros acessarem a universidade. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades que podem atrapalhar seu desempenho na prova, principalmente com a logística para
acessar os locais de prova. Garantir a gratuidade no transporte nos dias de Enem promove a inclusão e a equidade a milhares de estudantes”.
De acordo com a Ubes, na última edição do Enem contou com mais de 4 milhões de inscritos, “mas apenas 2,7 milhões compareceram às provas, devido a dificuldades socioeconômicas diversas e sendo a dificuldade de deslocamento uma das principais”.
E complementa: “Visando garantir a participação do maior número possível de jovens, viemos solicitar que o poder executivo estadual trabalhe na garantia do acesso desses inscritos aos locais de prova com a gratuidade na passagem desses estudantes. A universidade e a educação precisam ser um sonho possível a cada jovem brasileiro”.
Vereadora recém-eleita do Recife protocola pedido de passe-livre no Enem
A vereadora recém-eleita do Recife Kari Santos (PT) também anunciou que protocolou um ofício, junto ao Governo de Pernambuco, com pedido de passe-livre para candidatos do Enem 2024. “Na condição de vereadora eleita, protocolei um ofício para a governadora Raquel Lyra, a fim de garantir gratuidade de transporte público, por meio do Consórcio Grande Recife, para os estudantes que irão realizar o Enem nos dia 3 e 10 de novembro”.
O Vai Cair No Enem procurou o Consórcio Grande Recife. Através da assessoria, a empresa afirmou que reforçará as linhas de ônibus para os dois dias do Enem 2024. Contudo, a logística de mobilidade só será divulgada na próxima semana. Sobre a questão da gratuidade, por ora, não houve confirmação da comunicação.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES