Enem 2024: confira temas de redação para treinar em julho

Professora lista cinco temas e repertórios socioculturais para os estudantes treinarem
Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio requer estratégia e rotina. - Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Ellen Tavares 

 

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer estratégia e rotina. No mês de julho, além de aproveitar as férias escolares, é importante que os estudantes mantenham um foco nos estudos das matérias da Matriz de referência do Enem, treinem possíveis temas de redação e também saibam como usar os repertórios na hora da prova.

Em conversa com a professora de redação Klebia Sampaio, ela relata ao Vai Cair No Enem que a preparação para uma prova como essa deve ser contínua. “Uma das melhores estratégias é praticar escrita semanalmente, concentrando-se em eixos temáticos amplos em vez de temas específicos”, aconselha.

“A prática constante é fundamental para aprimorar as habilidades de escrita, desenvolver a capacidade de argumentar de forma clara e coesa”, diz Klebia. Com o objetivo de auxiliar os estudantes na jornada de produções textuais, a professora listou cinco temas de redação, juntamente com repertórios socioculturais sugestivos para cada tema aos estudantes, como treino para redação do Enem 2024. Confira lista: 

Temas para treinar em julho

1) “Veto ao celular na sala de aula: o uso atrapalha a aprendizagem ou colabora para o ensino?”

Repertórios: 

Discurso de autoridade: Filósofo Matthew B. Crawford

Obra: “The World Beyond Your Head: On Becoming an Individual in an Age of Distraction” (2015). “O estudante poderá usar o livro como uma forma de discutir as consequências negativas da distração”, explica a docente. 

Citações: “A atenção é uma das faculdades mais preciosas do ser humano, mas a economia contemporânea está estruturada para sequestrá-la e explorá-la de todas as maneiras possíveis”- Matthew B. Crawford;

“A sala de aula, que deveria ser um espaço de foco e aprendizado profundo, está se tornando cada vez mais difícil de sustentar na presença de dispositivos móveis” – Matthew B. Crawford.

2) “O Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes: uma responsabilidade coletiva”

Repertórios: 

Fato histórico: Violência sexual ocorrida em 18 de maio de de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada e assasinada em Vitória (ES);

Legislação brasileira: Lei N° 9.970, de 17 de maio de 2000–  institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 

Maio laranja: Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

3) “Evasão escolar no Brasil: formas de garantir a permanência do estudante do século XX” 

Repertório: 

Discurso de autoridade: Anísio Teixeira, pioneiro na educação pública no Brasil

 “A função da educação é formar cidadãos livres, conscientes e responsáveis”. 

Essa citação explicita o compromisso de Anísio Teixeira com uma educação pública. “O estudante pode enfatizar que a educação é acessível a todos, na perspectiva de Teixeira de que a educação é fundamental para a construção de uma sociedade democrática e justa”, comenta Klebia. 

4) “A inclusão de crianças autistas no ensino regular brasileiro”

Repertório: 

Legislação brasileira: Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012– também conhecida como a Lei Berenice Piana, estabelece os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil.

“Os vestibulandos podem abordar e contextualizar nos textos os principais pontos garantidos pela lei: Reconhecimento do autismo como deficiência, Direito à educação e à saúde, Proteção contra a discriminação, Direito ao trabalho, Benefícios assistenciais e a Responsabilidade do estado”, conta Sampaio. 

5) “O poder dos influenciadores digitais: reflexo sobre seus impactos no consumo e na sociedade brasileira”

Repertórios: 

Discurso de autoridade: Guy Debord, filósofo e escritor francês

Obra: “La société du spectacle”( A sociedade do espetáculo) – publicada em 1967, é uma crítica contundente à sociedade contemporânea e ao papel dominante da mídia e das imagens na vida moderna;

Citação: “No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso”- Guy Debord;

“A citação pode ser usada pelos estudantes para refletir sobre a autenticidade das representações feitas por influenciadores digitais e como essas podem distorcer a percepção da realidade”, diz Klebia.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES